Afinal de contas, existe uma série de investimentos que precisam ser viabilizados para que uma determinada página esteja no ar, seja na hora de criar toda a parte gráfica e de programação do site em questão, ou seja ainda na hora de criar o conteúdo. E o retorno só poderá ser acompanhado a partir de uma série de métricas que precisam estar de acordo com os objetivos e também os resultados obtidos.
Para isso, é importante acompanhar o andamento de um site através de determinadas métricas, que são de fundamental importância. E estas informações podem estar todas elas reunidas em um único serviço, que é o Google Analytics. A partir das informações que são apresentadas neste serviço do Google, os usuários podem obter informações precisas na hora de entender quem são as pessoas que estão chegando até sua página e como estes visitantes acabam se comportando.
Para começar a mensurar a performance do seu site com o Google Analytics é muito simples. Antes de mais nada é preciso criar uma conta, sendo que as pessoas que já utilizam qualquer serviço do Google podem usar o mesmo e-mail. Depois disso, o serviço oferece um código HTML que deverá ser colocado na programação do site, para que ele possa começar a enviar os dados.
Depois disso, todas as informações que permitem acompanhar e mensurar a performance do site começam a ser registradas no painel. É possível saber, por exemplo, quantas visitas a pessoa obteve ao longo de um determinado período, a quantidade de visitas orgânicas, quantas pessoas chegam ao site através de anúncios que foram feitos no Google, dentre outras.
O Google Analytics oferece uma série de relatórios que mostram como os usuários acabam se comportando dentro da página, inclusive sabendo as áreas nas quais eles mais acabam interagindo.